O que é a visão de produto e como construir a sua

O que é a visão do Produto? 

A visão do produto é um resumo da essência e do propósito de existência do produto. Qual problema ele resolve? Para que ele existe? Onde queremos chegar com ele? Qual impacto no ambiente esperamos que esse produto gere? Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a formular a sua visão. 

Além de tudo, a visão ajuda a tirar um pouco o foco do produto, das features e detalhes de implementação e pensar mais no benefício do produto e sua proposta de valor.

É importante que a visão seja:

  • Curta, fácil de decorar;
  • Ambiciosa, mas realista;
  • Inspiradora, que motive e engaje.

Por que é importante definir e divulgar a visão do seu produto? 

A visão do produto é uma forma de nivelar o conhecimento de todos os stakeholders sobre o propósito da criação de um produto. 

Se olhado com frequência, a visão ajuda a nortear decisões do dia-a-dia, como a priorização de features, definição de campanhas de marketing, formato do atendimento ao cliente e principalmente, decisões técnicas sobre a arquitetura necessária para que o produto atinja a sua visão.

A visão também é importante para motivar e inspirar o time de desenvolvimento, pois ajuda a lembrar os porquês do produto e o impacto positivo que ele traz para o mundo. A visão deve relembrar os stakeholders do “propósito inabalável” do seu produto, o que ajudará a enfrentar as dificuldades e reagir às constantes mudanças do mercado e do mundo.

Tão importante quanto definir, é garantir que a visão do produto esteja visível e acessível a todos. Quanto mais pessoas conhecerem a visão do produto, mais alinhada a empresa estará para crescer, evoluir e divulgar o produto. 

Meu produto já existe. Faz sentido definir a visão? 

Faz todo o sentido! Mesmo para produtos que já nascem com uma visão clara e formalizada, é importante que isso seja sempre revisto. Os produtos mudam, evoluem, se transformam e passam a atender novos tipos de necessidades.

Um exemplo bobo seria um app que foi criado para exibir um cardápio de um restaurante, pode ter como visão “permitir que as pessoas escolham as melhores refeições”. 

Mas supondo que o app passe também a permitir realizar o pedido e recebê-lo em seu endereço, a visão poderia se alterar para “pessoas se alimentando melhor, com praticidade e simplicidade”, ou algo do tipo.

Por onde começar? 

Um ótimo ponto de partida é esse canvas criado pelo Roman Pitchler, o Product Vision Board. O board, em sua versão completa, consiste em 9 campos, que vou detalhar abaixo. 

Essa é uma atividade que pode ser realizada junto aos times e stakeholders do produto, para garantir que todos os interessados estejam alinhados quanto ao propósito do produto. A parte boa é que o board já vem num formato ótimo para ser compartilhado e divulgado internamente. 

Vamos aos campos:

Vision (Visão): Neste campo, você vai preencher a visão do produto, conforme instruções que passamos acima. Dependendo da maturidade e do nível de alinhamento dos stakeholders, convém deixar esse campo para preencher por último.

Target Group (Público alvo): Qual é o público deste produto? Qual mercado e segmento vamos atuar? Qual perfil de clientes esperamos atender? Tente ser específico. Evite generalizações como “toda a população brasileira”. 

Needs (Necessidades): Quais são as necessidades desse público? Qual problema esse produto resolve para eles? Qual é o benefício que vamos oferecer? 

Product (Produto): Qual é o produto? Como ele se diferencia do mercado? Ele pode ser desenvolvido?

Business Goals (Objetivos de negócio): Quais são os objetivos da empresa para criar esse produto? Como a empresa vai se beneficiar dele? 

Competitors (Concorrentes): Quem são nossos principais concorrentes? Quais são os pontos fortes deles? E os pontos fracos? 

Revenue Streams (Geração de receita): Como esse produto monetiza? Como podemos gerar receita com esse produto?  

Cost Factors (Custo): Qual o custo para desenvolver, vender, manter e sustentar o produto? Quanto precisaremos investir nele? 

Channels (Canais): Por onde esse produto será vendido? Como será distribuido ao mercado? Os canais de distribuição já existem ou precisarão ser criados? 

Neste link, você pode baixar a versão editável deste material (em inglês). Você pode escolher entre a versão estendida ou simplificada. 

E aí? Tá pronto pra definir a visão do seu produto?