Keywords para estar sempre por dentro

A área de Produtos pode às vezes parecer complexa devido à quantidade de palavras, conceitos e siglas utilizadas. A ideia dessa página é ser um documento vivo para compartilhar de forma simples e resumida o que é cada conceito e ajudá-lo a se familiarizar com eles.

Muitos conceitos são polêmicos e complexos e serão melhor explorados em outros posts.

Product Owner: O “dono do produto” é um papel popularizado pelo Scrum e vastamente utilizado em empresas ágeis que buscam alguém responsável por orientar o desenvolvimento do produto, com foco no usuário. O PO é a visão do usuário dentro da squad.

MVP: Do inglês, Minimum viable product. É um conceito que se popularizou com o movimento Lean Startup. Significa basicamente, reduzir seu produto na menor fatia possível para entregar rápido e validar sua eficácia em resolver o problema proposto. Um exemplo comum que utilizam é que o MVP de um carro poderia ser um patinete.

Lean Startup: Deriva do famoso livro de Eric Ries. De forma resumida, podemos dizer que explica como evitar desperdícios na construção da sua startup, focando no usuário e construindo o produto certo.

User story: User Story, ou histórias de usuário, são um popular template de comunicação entre PO e time de desenvolvimento. No geral, segue o template de “enquanto -usuário/persona – desejo -necessidade do usuário- para -problema que será resolvido”. As histórias são o convite para uma conversa e normalmente são discutidas por todo o time para garantir seu entendimento. 

É/Não é, Faz/Não faz: Famoso framework utilizado para conceituar produtos, equipes e o que mais fizer sentido. São quatro quadrantes que devem ser preenchidos com as definições do produto. 

Kanban: Kanban é um framework de desenvolvimento ágil muito utilizado por empresas de tecnologia que prezam o fluxo contínuo de entregas. Tem origem no método utilizado pela Toyota para o controle e gestão da produção de veículos. Alguns dizem que o kanban (com K minúsculo) se refere também ao quadro onde as equipes ágeis acompanham o andamento das atividades.

Scrum: Falando de agile, o Scrum é uma das metodologias mais famosas (assim como o Kanban), de onde o papel “Product Owner” surgiu. A metodologia se baseia em ciclos de desenvolvimento (Sprints) que costumam ter 15 a 30 dias de duração. O time se utiliza da Planning para priorizar todas as atividades que serão executadas nesse período. Fazem parte do Scrum também: Daily Meetings, Review, Retrospectiva.

Persona: Personas são arquétipos de usuários reais, utilizados para empatizar com as dores e problemas do usuário de um determinado produto. São criadas através de dados quantitativos e qualitativos, além de entrevistas em profundidade. O template básico possui campos como Nome, Idade, Estado civíl, frases de impacto e dados demográficos. É importante que todos conheçam as personas e consigam acessá-las facilmente. Leia também sobre: Proto-persona e Orgsona. 

Proto-persona: Quando não há tempo suficiente para aprofundar numa pesquisa de personas, as proto-personas são uma solução rápida e eficiente, que ajudam o time a personificar o usuário. Podem ser construídas junto ao time, porém, a recomendação é que seu uso seja temporário, até que o time consiga levantar mais informações sobre seus usuários. 

Orgsona:  Quando se fala de desenvolvimento de produtos B2B, a Orgsona pode ser de grande valor, por ajudar, junto às personas, a trazer luz sobre as necessidades da empresa que busca contratar um produto ou serviço, suas dores e características. No geral, contempla informações como nome, segmento, localização, personas, faturamento, dores/necessidades, outcomes esperados (ganhos), cultura organizacional e processo de tomada de decisão.

Mapa de empatia: É uma ferramenta visual popular em design de serviços que ajuda a entender a dor do usuários. O que ele escuta, O que ele pensa e sente, O que ele fala e faz, O que ele vê, dores e necessidades, ganhos (formas de medir sucesso).

Story Mapping: Com base na jornada do usuário, o Story Mapping pode ser útil para dar visibilidade, num alto nível, de todas as user stories necessárias para determinado outcome. Você pode utilizar as tarefas do usuário em cada etapa da jornada para mapear as stories.

Kick-off: Comumente, utilizamos o termo Kick-off para indicar uma reunião onde, junto a todos os stakeholders, formalizamos o início de um novo projeto, produto ou empreitada. 

Planning: É uma cerimônia popularizada pelo Scrum, onde o time (squad) se reune para discutir as atividades que serão priorizadas na próxima sprint. No geral, são conduzidas pelo PO ou Scrum Master. As reuniões ocorrem antes do início da nova sprint. 

Retrospectiva: Também uma cerimônia comum do Scrum, a retrospectiva é um momento de melhoria contínua dos processos das equipes ágeis. Há várias técnicas que podem ser aplicadas, mas as mais comuns são as que evidenciam o que foi bom e o que precisa melhorar, seguida da listagem dos planos de ação que o time pretende adotar na próxima sprint. 

Review: A Review é uma cerimônia do Scrum onde o time apresenta para os stakeholders as entregas realizadas na sprint. No geral, ocorre no último dia da sprint

Daily: Praticamente uma lei em toda a empresa que utiliza metodologias ágeis, as Dailies são, como o nome sugere, rápidas (rápidas mesmo) reuniões diárias para que o time se alinhe e sinalize problemas que possam impactar o andamento do trabalho. 

Squad: As squads são equipes, no geral, multidisciplinares, que trabalham no contexto de um produto ou funcionalidade de produto. Normalmente fazem parte da squad: PO, QA, Devs, Designers, Scrum Master / Agile Master. Mas também podem incluir DevOPS, DBA, Analistas de marketing, Especialistas em Analytics e etc. Este conceito foi difundido pelo Spotify e você pode saber mais aqui.