Nesses meus mais de 10 anos trabalhando na área de produtos, já participei de diversas entrevistas em todo tipo de empresa, como candidata e também como entrevistadora. Vou compartilhar nesse post os principais tópicos abordados, perguntas e minhas sugestões de forma para respondê-las. Note que muitas das perguntas podem se aplicar também a entrevistas para outras carreiras.
O típico início de entrevista é: conte-nos um pouco sobre você, sobre a sua carreira. Aproveite essa oportunidade para contar brevemente sobre suas experiências anteriores, mesmo as que não estejam relacionadas diretamente com o cargo que você busca. Toda experiência, de certa forma, contribui para sua formação como profissional e como ser humano. Eu por exemplo iniciei minha carreira como Jovem Aprendiz, um cargo de pouca responsabilidade, porém, pude deixar evidente meu progresso profissional ao mencionar esse cargo.
Uma pergunta bastante comum também para iniciar as entrevistas é: como é seu dia-a-dia no cargo atual? No geral as empresas buscam saber como é a estrutura da empresa que você trabalha, se você já ocupa algum cargo estratégico e de alta responsabilidade, se você já tem autonomia para tomar decisões e principalmente, qual o impacto das suas decisões no dia-a-dia da empresa que você trabalha e dos usuários que usam os produtos que você cuida. Lembre-se de mencionar brevemente a estrutura hierárquica da sua empresa e os profissionais que trabalham diretamente com você.
Nesse período que você está na <insira aqui o nome da empresa atual> quais foram suas principais entregas? Toda empresa quer saber se o profissional que eles estão considerando contratar é capaz de entregar valor, de fazer boas entregas e de conduzir um time engajado e eficiente.
Quais critérios você usa / usou para priorizar seu backlog? Aqui vale mencionar desde metodologias de priorização by the book como também outras interferências externas. Vale a pena ser sincero, pois em muitas empresas os Product Owners estão sujeitos às famosas “carteiradas” e não há vergonha em admitir isso. Porém, é importante mencionar como sua opinião sobre cada “carteirada” foi exposta e como você acompanhou os números dessa entrega para provar sua assertividade (ou não).
Como você mede os resultados de suas entregas? É uma boa oportunidade para mostrar que você é uma pessoa preocupada com o impacto do seu trabalho. Mais do que números vazios, é importante contar o impacto do produto que você constrói para seus usuários. Você conseguiu facilitar a vida dessas pessoas? Quais problemas desses usuários você resolveu?
Conte-nos um feedback negativo que você já recebeu. Essa pergunta pode ser um tanto quanto capciosa, porém, em todas as experiências que já tive, sempre optei por ser bastante honesta. Um feedback bem recebido além de significar que você é um bom ouvinte, significa também que você leva em consideração o que os outros profissionais percebem de você e usa essa informação para ser cada vez melhor. Os piores feedbacks sempre ajudam a formar profissionais melhores, portanto, não tenha vergonha de dizer algo desagradável que você já escutou, mas lembre-se sempre de contar, com exemplos, como você trabalhou para melhorar os pontos citados e os resultados obtidos.
Como você aprende / se mantém atualizado? Mais uma boa oportunidade para você se vender e mostrar como você é engajado com a sua carreira. Não deixe de citar os últimos livros que você leu, blogs que acompanha, podcasts que escuta, além de cursos e eventos que participou. Lembre-se que a empresa não te contrata apenas pelo profissional que você é hoje, mas pelo potencial profissional que você pode desenvolver.
E aí, o que achou da seleção de perguntas? Alguma pergunta que ficou de fora? Comente abaixo!
Em breve, traremos dicas de como preparar um case de sucesso para seus processos seletivos.