Descomplicando as métricas do pirata (AARRR)

O que são as métricas do pirata?

As métricas do pirata (AARRR) ficaram conhecidas no mundo do Marketing, principalmente quando se fala de funil de conversão, vendas e fidelização de clientes.

No universo de produtos, muitos consideram um framework completo para acompanhar métricas-chave de vários momentos da jornada do cliente. Ele pode ser adaptado para praticamente qualquer tipo de produto e até features, e você também pode optar por usar apenas as que achar que fazem sentido.

O que AARRR significa?

AARRR compõe um acrônimo, que representa: Acquisition (Aquisição), Activation (Ativação), Retention (Retenção), Referrals (Referências) e Revenue (Receita). 

Apesar de serem vastamente utilizadas, não existe um consenso sobre qual é o melhor tipo de métrica para acompanhar em cada um desses pontos. O importante é adaptar ao contexto do seu produto e entender qual gatilho dispara o evento esperado pelo usuário, focando principalmente em garantir que todos da equipe tenham esta clareza no momento da análise dos resultados.

Quais são as métricas mais indicadas para cada etapa?

Acquisition: Essa métrica se refere ao momento da aquisição, a conquista ou chegada do usuário. Portanto, na maioria dos sites, podemos considerar o cadastro, por exemplo. Para apps, uma métrica comum é o download. Se for o caso, vale explorar também a origem desses usuários para aprimorar cada vez mais a forma de aquisição. 

Activation: Da mesma forma, a ativação pode ser o momento em que o usuário faz o primeiro acesso ou utiliza uma funcionalidade chave do seu produto, mas pode escolher qualquer outra métrica do seu contexto que você queira considerar como “conversão”. 

Retention: Uma métrica comum de retenção são os gráficos de coorte (cohort) que permitem acompanhar, a cada “safra” de usuários, como foi o comportamento com o passar do tempo. Ademais, você pode avaliar os seguintes dados: Qual a média de usuários ativos? Quantos continuam usando após 15, 30 ou 60 dias? Qual o tempo médio que um usuário fica conosco? Como está o nosso churn? 

Referrals: Como podemos saber se o usuário está indicando o nosso produto? Se você tiver um programa de member get member, pode considerar essa métrica. Além disso, vale usar uma pesquisa de NPS, dados de redes sociais, rating nas app stores e outras métricas que demonstrem a satisfação e a predisposição a indicar e recomendar seu produto. 

Revenue: Podem ou não se aplicar, dependendo do tipo de produto. Se for algo que monetiza, você pode acompanhar a geração de receita e o lucro. É a última etapa do funil. Métricas comuns dessa etapa são o LTV (Lifetime Value) e o Ticket Médio. 

Você pode criar um dashboard trazendo as suas principais métricas e deixa-lo visível a seu time e stakeholders. Um acompanhamento diário ou semanal ajuda a entender mudanças no comportamento e identificar a efetividade dos seus planos de ação para melhorar cada uma delas.

Já usou essas métricas para o seu produto? O que você achou?