12/09/2021

6 Livros que todo Product Manager precisa ler

Livros em Product Management
Saiba quais são os livros essenciais para quem quer começar na área de Gestão de Produtos (Product Management).

Costumo dizer que a área de Produto é para pessoas que amam estudar. Isso porque é uma área que está sempre mudando, evoluindo e estamos em constante aprendizado. Seja sobre técnicas, metodologias, frameworks ou formas de trabalho, há muito conteúdo sendo gerado e consumido diariamente.

Como já mencionei em outros posts, o inglês é muito importante para quem atua nessa área, embora nos últimos anos grande parte do conteúdo já tenha sido traduzido ou publicado em português.

A ausência de uma educação formal nessa área gera dificuldade em criar uma trilha de aprendizado para quem gosta de estudar sozinho. Fiz uma lista com base na minha experiência pessoal, considerando conhecimentos indispensáveis para qualquer pessoa que queira ingressar e se aprofundar nessa área.

1. Inspired, do Marty Cagan

Se você nunca ouviu falar dele, prepare-se, pois vai ouvir sempre. Marty Cagan é um dos fundadores do Silicon Valley Product Group (SVPG) e uma das maiores referências na área. Atualmente, presta consultoria para empresas que querem aprimorar seus produtos e processos.

Inspired é um conglomerado de técnicas, teorias e conceitos que podem ajudar quem está começando pela grande quantidade de conteúdo reunido e organizado de forma lógica. É considerado por muitos a “biblia” a área e algumas empresas recomendam fortemente que seus funcionários leiam esse livro. Recentemente, foi lançada uma versão em português, o que facilita ainda mais a vida.

Compre aqui a versão em português

Compre aqui a versão original em inglês

2. O Guia da Startup, do Joaquim Torres

Pra quem ainda não conhece, vale dizer que o Joaquim Torres, ou Joca, é o Marty Cagan brasileiro. Um dos maiores nomes em gestão de produtos no Brasil, passou por grandes empresas como Locaweb, Gympass e Lopes e foi um dos organizadores dos primeiros eventos de Gestão de Produtos Digitais do Brasil. Tem vários livros publicados e esse foi o primeiro deles.

Embora lançado há muitos anos, O Guia da Startup é um livro excelente e ainda muito atual. Com uma linguagem simples e fluída, o Joca explica como construiu alguns de seus projetos e aplicou muitas técnicas úteis na prática.

Vale tanto para quem quer iniciar um projeto pessoal quanto para quem deseja ingressar na área de produtos digitais.

Compre aqui.

3. Continuous Discovery Habits, da Teresa Torres

Teresa Torres é uma das referências em uma disciplina que se popularizou como “Product Discovery” ou Descoberta de Produto. Nesse livro, ela detalha como o product trio (Product Manager, Product Designer e Tech Leader) podem definir estratégias para incluir o discovery no dia-a-dia das equipes e mitigar riscos no desenvolvimento de produtos.

O livro é cheio de técnicas e exemplos práticos de consultorias prestadas pela Teresa. Recomendo a todos que precisam se aprimorar no Discovery.

Infelizmente, esse livro ainda não foi publicado em português.

Compre aqui em inglês.

4. A startup enxuta, do Eric Ries

Pode parecer meio batido pra quem já atua na área, mas esse livro – embora não esteja entre os meus favoritos – passa lições importantes para quem entende pouco sobre formas ágeis de construção de produtos e empresas.

Eric Ries é um empreendedor de sucesso e compartilha histórias, erros e aprendizados na construção de produtos na prática. Esse livro é um “must read”.

Compre aqui.

5. Lean Inception, do Paulo Caroli

Eu simplesmente adoro esse livro. Sempre retomo a leitura quando quero relembrar algum conceito ou alguma técnica.

Basicamente, o Caroli criou um guia rápido para validação de ideias e construção de produtos de forma ágil e sem desperdício. O Lean Inception é um framework com técnicas que podem ser aplicadas em diversos estágios do desenvolvimento de produto, incentivando a colaboração e o alinhamento entre todos os stakeholders.

Compre aqui, vale a pena.

6. Escaping the build trap, da Melissa Perri.

Para quem trabalha na área, é comum se deparar com situações onde construímos produtos e depois percebemos que eles deixaram de fazer sentido, ou que não resolvem nenhum problema real de ninguém. Esse é um problema (infelizmente) muito comum pois está associado a cultura e mentalidade de empresas que estão acostumadas a medir a produtividade por entregas (output) e não por resultados (outcomes). É muito fácil para uma pessoa de produtos cair nessa armadilha.

Com as dicas desse livro você aprenderá a focar no valor e na utilidade do que você e seu time estão construindo em vez de atuarem como uma fábrica de software.

Compre aqui em inglês.

Não acaba aqui!

É claro que há infinitos outros livros incríveis que ficaram de fora dessa lista. O objetivo aqui foi limitar as opções e estabelecer um mínimo para quem quer se aprofundar na área.

Com o conhecimento compartilhado nesses livros, tenho certeza que você se sentirá muito mais preparado para ocupar uma posição de Produto e certamente à frente de muitos profissionais que conheço. Esse é o tipo de investimento que vale cada centavo.

Todos os links compartilhados são afiliados e ajudam a manter o nosso site. 🙂